17. pré-carnaval

24/01/2009, sábado violado.

mais que cedo levantei pro chuveiro tirar a casca. pegamos o ônibus das 7 horas à cidade de Messias-AL, mas saltaríamos antes, no posto de saída. o cobrador nos informou errado e descemos num ponto bem ruim. vários caminhões com destinos diferentes pro que desejávamos. acenamos para uma kombi que encostou e topou nos levar ao posto de gasolina correto. salvador daquela manhã embaraçada.

esfinge colorada

com tempos de alegria

24/01/2009

\\

muitas opções estacionadas prestes a seguir rumo na estrada. Pedrinho e eu nos divimos na tarefa de 'pedir encarecidamente'. não nos demoramos e conseguimos! um alívio. Cláudio foi a 26ª carona em direção à Recife-PE. pernambucando retorno. ainda não sabíamos ao certo onde ficar. talvez em alguma cidade praiana pequena.

pernambucando histórias.

felizes com o momento, ficamos soltos. contamos vários causos de até então. Cláudio riu e gostou bastante. contou algumas clássicas de caminhão. deu dicas de praias pernambucanas. e afirmou que se a gente fizesse sinal na estrada não pararia. viu pela nossa conversa no posto que era tranquilo. isso faz uma grande diferença na hora de caronar. sempre com educação e sendo claro. sem ser invasivo. dando sempre a possibilidade do diálogo. sem forçar uma situação constrangedora.

BR-101

convenceu-nos a ficar em Olinda-PE. deu certeza que conseguiríamos algo barato. topamos pra ver. na estrada, obras de duplicação da BR-101. muitas cidades feias ao passar. chegamos em Recife em grandíssimo estilo, passando de caminhão pela praia de Boa Viagem, onde é proibido banhar e surfar devido aos tubarões. foi engraçado passear pela orla. parecíamos bicho-do-mato esquecidos de cidade grande. Cláudio nos largou num ponto de ônibus que pegaríamos pra Olinda.

passeando por Boa Viagem de caminhão.

batendo perna e procurando onde cair. nada muito barato apareceu. até um suposto guia nos abordar e levar à pensão de dona Carminha. R$ 12,50 a diária, a uma quadra da praia e no coração do centro histórico. perfeito. sem muito o que pensar. era o nosso fim-de-semana garantido no sossego. pf a R$ 3,50. mergulho na praia e descanso. leve caminhada pelos arredores. iríamos relaxar o fim-de-semana.

subindo Olinda...

e espiando de cima...

...a grande Recife-PE.

vimos o pré-carnaval de Olinda. começa desde Dezembro e ocorre todo fim-de-semana até Fevereiro. gostamos. bem interessante é que rola de tudo. o maracatu bem forte. com direito a vista pelas ladeiras. no alto, barraquinhas de tecidos, artesanatos e comidas. comi acarajé caprichado e dois repentistas me fizeram uma prosa cantada. respondi com "palavra acesa" e "o sol nascerá".

voltamos pra pensão e a surpresa no jornal: show do Quinteto Violado R$ 7,50 (meia entrada) num teatro bem bonito de Recife. nos ajeitamos e fomos de ônibus. show muito do bom. pena só que eu morria de sono. batendo cabeça.

cores vioaldas.

voltando. comendo o dogão que a moça desconfiada não aceitou nem piada de fiado. um suposto guia veio nos oferecer demais. sacamos e negamos. esbarramos com dona Carminha nos arredores da pensão. pessoa boa. mora com a filha e um rapaz que não entendi bem sua função. senti um pouco de solidão misturada com vontade de saber do outro. pacata e forte. acontecida. Pedrinho ficou conversando com ela. e eu...

de frente pra pennsão de Carminha.

...dormindo.

25/01/2009, domingo, um mês de viagem e o encontro inesperado.

acordando tarde. morgando na praia. cozinhando gororoba na cozinha de Carminha. saída para fotos e acompanhando os blocos de pré.

maracatu.

frevo.

apenas o pré.

ladeiras e um encontro inusitado. um amigo nosso (também Pedro) do Rio de Janeiro, sem que a gente combinasse. ele sabia que estávamos viajando, mas nem pretendíamos passar em Olinda. ele gritou "vocês conseguiram!". conhecemos uns amigos dele de lá. ele perdeu a carteira e depois achou-a sem dinheiro. nós o convidamos para ir à praia da Pipa na outra semana. Natal-RN prosperava 280 Km.

Carminha acolhedora.

voltamos. conversamos com Carminha.

sonos.

26/01/2009, segunda-feira anoitecendo farol.

ida ao Mercado Central de Recife. um grande galpão com um monte de opção de compras. como há em toda grande cidade. compramos uma rede de nylon boa. passeamos por Recife Antigo. e fotos.

Recife Antigo.

comemos esfirra e passamos na casa do amigo do Pedro que encontramos no dia anterior. passamos a tarde lá e voltamos de carona de carro até a cidade histórica. levou-nos pra conhecer um pico interessante, onde fica o farol. Pedro mendigou autorização do faroleiro Messias para subir no topo, atualmente desativado a visitas. e conseguiu! espiamos o visual de toda Olinda e boa parte de Recife com binóculo.

farol d'Olinda...

...e a vista pra Recife.

Erik, eu, Messias(faroleiro) e Pedro.

descemos, fotografamos mais e cada um seguiu seu rumo. fomos pra pensão. dia seguinte seguiríamos cedo para um posto localizado fora da cidade. seria complicado de achar. mas era o último suspiro.