18. a partir de descanso

.



27/01/2009, terça-feira potiguar


pulo da cama. sanduiche. em busca da carona do dia. pegando ônibus lotado (mesmo). situação desgraçada. saltamos no lugar errado. outro ônibus nos deu carona até um terminal distante de Recife. finalmente, o posto que nos recebia com chuva fina. eu bem tentei, mas já sentia um cansaço latente. foi vez do Pedrinho explorar seus horizontes e conseguir mais um carona num caminhão pra nós. e adivinhem, nos deixaria precisamente em Natal-RN. teoricamente, seria o ponto final do sonho. 280 Km na 27ª carona com Ratão!


rodando à Natal.


viagem longa de muitas estórias e violão. Ratão tem bom gosto musical. mexia com tudo quanto é mulher da estrada. contou que passou o fim-de-semana com uma em Recife, mas que amava a sua mulher que vivia em Minas Gerais. que ironia... fechávamos o ciclo de caronas com um mineiro. chegamos a estacionar em João Pessoa-PB, mas pensamos bem e decidimos seguir.


último tango caroneiro.


e...

chegamos! chegamos! conseguimos!


Natal - RN.


ainda tivemos que andar um bocado. na frente da saída do aeroporto, conseguimos uma carona até bem próximo da casa da avó do Pedrinho. ele morou lá por quatro anos e conhece bem a área. estávamos agora num porto seguro de descanso.


nós com Celma.


chegamos e almoçamos comida da Celma. fomos à casa de Daniel, amigo do Pedrinho. acontecia um churrasco. por lá ficamos. depois fomos prum boteco todos.


mais tarde, sono.



.



os próximos dias de viagem (28/01/2009 até 11/02/2009) os ânimos se acalmaram em termos de diário e acontecimentos relacionados à sensação de viajante desorientado. era preciso processar a quantidade de informação por frações de dias. relaxamos dois dias na casa da avó do Pedrinho. fomos à praia de Pipa-RN e conseguimos um contato em Fortaleza na casa da amiga de uma amiga minha. prioridade ao descanso agora.



.




28/01/2009 e 29/01/2009, morgação - parte I.


conhecendo mais do ciclo de amizades de Pedrinho e da cidade de Natal. um balneário querendo crescer. ruas ainda com resquícios antigos formadas por camadas de areia. transito ainda ingênuo. açaí magnífico. Praia de Ponta Negra com o famoso morro do careca, uma bela visita. e também a Praia do Meio com o forte arquitetado em forma de estrela. muito interessante. e o caminhar agora sempre leve despreocupado. esbanjávamos calma e esplendor de realização.








Palavra sem força
rabisca
lembrança.

28/01/2009



praias de Natal.



.




30/01/2009 até 02/02/2009, soltando praia em Pipa-RN


arranjamos barraca com o primo do Pedrinho e fomos acampar em Pipa-RN. Ana e Pedro, nosso amigo do RJ esbarrado em Olinda, foram conosco.




Pipa-RN é bonito demais. a praia do amor ou praia dos afogados mergulha meditação. calmaria com reboliço de maré. bom descanso de alma no camping de Sandro. no topo da falésia com vista de mirante. Udson contador de casos esdrúxulos. Thiago mineiro desabafou sua peripécia pela América Latina e Acre em busca de realização com Daime. um outro rapaz da Amazônia fazia origâmis com folha de bananeira. e Bárbara linda ao violão. todos assistimos filme pirata em conjunto. lugar mini-cosmopolita. ainda assim, paz. despedida com chuva no dia dois de Fevereiro, dia de Iemanjá.


praia do amor (ou dos afogados).





espaços do camping e seu mirante.



mirante e pedras do Chapadão.


caminhos à Iemanjá.




.





03/02/2009 e 04/02/2009, morgação - parte II.


melhor açaí que já tomei. batida com abacaxi e com côco ralado em cima.

fiz, pois, um contato por telefone com uma grande amiga no Rio de Janeiro. ela nos ofereceu a casa de uma outra amiga pra ficarmos, enquanto conhecíamos Fortaleza-CE e os arredores. não hesitamos e compramos passagem de ônibus. carona já exigiria um pouco mais. aceitamos pagar por esse conforto já que seria um bônus inesperado na viagem.




.





05/02/2009 até 07/01/2009, fortaleza por afeto.


momento de aposentar de vez minha sandália no meio da estrada de Natal à Fortaleza.


distante.


sandália pra perdição.


Fernanda é o nome da moça que nos hospedou. gente boníssima. levou-nos pra conhecer município de Aquiraz-CE bem perto de Fortaleza. almoçamos peixe na beira do mar. delicioso, embora o rapaz tenha tentado passar a perna no preço. passamos logo depois pelas rendeiras que teciam roupas no momento e compramos lembranças. ficamos espertos de andar de ônibus por lá, sempre parando no terminal Papicu.


clamam Fortaleza...









Aquiraz e rendeiras.


Fernanda mostrou os pontos principais e nos levou pra ver um jazz. uma pessoa especial. contato precioso para o fim da viagem. afetuosa que merece ser mãe. considerada a madrinha, ocupando o posto ao lado de Arthur - o caronista de Bambuí-MG. pudemos compartilhar muito do que vivemos ali mesmo acabando de conhecê-la. experimentamos siriguela e fizemos caipirinha. conhecemos uma amiga dela que chegava de carona num barco vindo da França! encaramos no fim do dia um bloco de pré-carnaval "num ispaia sinão ienche!".






Fortaleza e o pré-carnaval.



.



08/02/2009 até 10/02/2009, lua e sol com chave de ouro.


pegamos um ônibus à Canoa Quebrada-CE, última parada, antes de eu voltar pra casa. Pedrinho voltaria à Natal pra passar o carnaval com os amigos de lá. ida tranquila e arranjamos um camping de um gringo e completamente vazio, provavelmente por ser domingo. em frente, uma praia paradisíaca. a lua nos queijava completa no céu. as águas salgadas do nordeste são permanentes frescas. abraçam bem suaves mais.



praia de canoa.


caminhadas pelo local. rapidamente, já dominávamos os limites. areais lindos por dunas, falésias e ponte. noite sempre ventosa e agradável. o sol despia a lua sempre antes do anoitecer. presenciamos o encontro dos deuses do alto de uma duna:

de um lado sol que dormia atrás do vale de árvores.
de outro lua acesa nascia salgada de mar.

foi a melhor forma de despedir dessa fantasia.



pôs-se...


último encontro súbito já com mochila nas costas em direção à rodoviária de Canoa Quebrada. Élder descansava em rede e me abordou pelo violão. é mineiro e está viajando pelo Brasil há oito anos vendendo brincos e pulseiras. contou algumas estórias por vários Estados, tornando minha despedida mais melancólica, pois a vontade de conhecer mais do país era enorme. e ainda é.


vento enérgico.

...


voltava para dormir na casa de Fernanda e já estava tudo marcado para a minha volta. dia seguinte 12 de Fevereiro no aeroporto de Fortaleza em direção ao Rio de Janeiro.



.

Um comentário:

Marcelo disse...

Que incrível! A viagem pelo Velho Chico havia terminado. Depois, começou outra viagem, já com menor fôlego. É bom voltar para casa, mas deprê ao mesmo tempo. Melancolia boa!